Arquivos da categoria: Entrevistas

Entrevistas para o Análise

ENTREVISTA: Adriana Schor, professora do Instituto de Relações Internacionais, pesquisadora visitante do GIGA (agosto de 2012 a julho de 2013).

1. Originalmente você vem da economia. Como evoluiu a sua agenda de pesquisa desde o seu ingresso no Instituto de Relações Internacionais da USP? 

Em economia, meu interesse sempre girou em torno de questões de desenvolvimento e crescimento econômico. De uma forma ou de outra, isto sempre cai em discussões de políticas públicas. Meu doutorado, embora tenha sido sobre uma questão muito específica, o impacto da redução tarifária na produtividade das firmas industriais brasileiras, está inserido nestas questões.

Assim, embora minha agenda de pesquisa hoje tenha questões específicas um pouco diferentes (qual o impacto da interdependência econômica sobre a cooperação internacional), ela continua girando em torno das minhas questões iniciais: desenvolvimento, crescimento e políticas públicas. Agora num contexto mais internacional e se aproveitando da abordagem teórica de economia política internacional. Continue lendo

MARCO VIEIRA

Marco Antonio Vieira é bacharel em Ciências Sociais pela PUC-RJ, mestre em Relações Internacionais pela PUC-RJ e PhD em Relações Internacionais pela London School of Economics (LSE). Atualmente é professor no Departamento de Ciência Política e Estudos Internacionais da Universidade de Birmingham.

Nesta entrevista, concedida durante a realização do Seminário Internacional “IBAS: experiências e perspectivas da cooperação Sul-Sul”, Marco Vieira comenta sobre o futuro da coalizão IBAS e seu papel na governança global. O pesquisador explica também quais são as expectativas da nova parceria iniciada com o CAENI, num projeto conjunto financiado pela FAPESP. Continue lendo

SURUPA GUPTA

Surupa Gupta possui PhD pela University of Southern California at Los Angeles e mestrado pela Jadavpur University. Atualmente é professora do Departamento de International Studies da Mary Washington University.

A entrevista foi concedida durante o Seminário Internacional “IBAS: experiências e perspectivas da cooperação Sul-Sul”, realizado no dia 17 de maio, na USP. Surupa Gupta é colaboradora do NAP-CAENI, já tendo contribuído em projetos anteriores, no seminário realizado em 2005 na USP, no painel que foi organizado no congresso da ISA em 2012, e no livro que foi lançado em 2007 (Oliveira, Amâncio e Onuki, Janina (orgs). Coalizões Sul-Sul e negociações multilaterais. O papel dos países intermediários e o caso IBSA. São Paulo: M. Alternativa, 2007, 224p).

Gupta esteve no Brasil para participar do seminário e ampliar a sua pesquisa, com entrevistas em São Paulo, Brasília e Rio de Janeiro para seu projeto sobre processo decisório em política externa, na Índia e Brasil.

Continue lendo

Janina Onuki

Janina Onuki, professora visitante na School of Public and International Affairs (SPIA) da North Carolina State University (NCSU).

Você está como professora visitante na North Caroline State University (NCSU). Como surgiu a parceria entre o CAENI e a SPIA?

Em dezembro de 2011, dois pesquisadores da SPIA, Mark Nance e Michael Cobb, buscavam parcerias no Brasil, interessados em incluir o Brasil na sua agenda de pesquisa, que tratava da formação de preferências em comércio internacional, para fazer um estudo comparado.

Na ocasião, o CAENI desenvolvia outras pesquisas relacionadas ao tema do comércio internacional e a participação de atores sociais, além de termos experiência com a metodologia de surveys. Por isso achamos que seria interessante nos aproximar da North Carolina, tanto pela agenda de pesquisa semelhante, quanto pela perspectiva de iniciar uma nova parceria com uma universidade americana. Continue lendo

Apresentação

Esta é a primeira edição do boletim Análise CAENI que tem como objetivo divulgar o andamento das pesquisas desenvolvidas pelo Centro de Estudos das Negociações Internacionais (CAENI), assim como os principais eventos, congressos e publicações da área de Ciência Política e Relações Internacionais.

O CAENI é um laboratório do Departamento de Ciência Política. Criado em 2005, desde o ano passado se tornou um NAP (Núcleo de Apoio à Pesquisa) da USP e tem se dedicado especificamente a compreender as relações Sul-Sul, com especial ênfase às relações entre os países pertencentes ao IBAS (Fórum India-Brasil-África do Sul).

Duas linhas de pesquisas são desenvolvidas neste NAP: a primeira linha é “Sociedade e Relações Sul-Sul”. Estão sendo desenvolvidas pesquisas sobre a percepção da sociedade brasileira sobre as relações Sul-Sul, a partir da aplicação de surveys estratificados e pesquisas experimentais sobre política comercial, em parceria com a North Carolina State University (NCSU)

A segunda linha, “Observatório Sul-Sul”, é dedicada a instituir um sistema de acompanhamento, em perspectiva comparada, das posições dos países em desenvolvimento (inicialmente, IBAS) nos mais importantes processos de negociações internacionais, com ênfase particular nos temas diretamente ou indiretamente relacionados ao comércio internacional. Trata-se, neste caso, de tentar entender as perspectivas da ação coletiva desses três países, tanto do ponto de vista da integração trilateral quanto das perspectivas do ponto de vista da governança global.

Nesta primeira edição de Análise CAENI, trazemos uma entrevista com a Professora Janina Onuki que atualmente é professora visitante na School of Public and International Affairs da North Carolina State University e colabora na pesquisa que o CAENI desenvolve em parceria com docentes desta Universidade.

Divulgamos também nossos Seminários de Pesquisa que acontecem às sextas-feiras, e outras publicações do Centro, todas disponíveis online: www.caeni.com.br

Amâncio Jorge de Oliveira, coordenador do NAP-CAENI