Arquivos da categoria: Balanço de Seminários

Workshop “Atuação Internacional da Embrapa – Articulação nas Unidades”

O coordenador científico do Centro de Estudos das Negociações Internacionais (Caeni), Amâncio Jorge de Oliveira, participou do workshop “Atuação Internacional da Embrapa – Articulação nas Unidades” em Brasília. O evento foi realizado no Embrapa Estudos e Capacitação (Cecat) entre os dias 7 e 10 de outubro de 2013, e contou também com a presença de representantes do Itamaraty, da Agência Brasileira de Cooperação (ABC), e da Secretaria de Relações Institucionais (SRI).

O workshop atualizou os articuladores internacionais da Unidades Centrais e Descentralizadas da Embrapa sobre os fundamentos norteadores da cooperação internacional brasileira e sua relação com a atuação da Embrapa. Espera-se, com o projeto, fortalecer a participação e protagonismo das UDs na cooperação internacional, e discutir o funcionamento e divisão de responsabilidades entre UCs e UDs neste âmbito.

Workshop Legislativo e Política Externa

Pedro Feliú Ribeiro

A compreensão do processo decisório em política externa conecta os estudos de relações internacionais (a maneira como os Estados se relacionam no sistema internacional) com os estudos de política doméstica (o funcionamento do governo e suas relações com indivíduos, grupos ou instituições domésticas). Neste sentido, a compreensão dos fatores domésticos incidentes no processo decisório de política externa serve como uma ponte entre ambos os campos de conhecimento, oferecendo capacidade explicativa complementar às tradicionais análises calcadas em variáveis sistêmicas. O Poder Legislativo emerge enquanto um dos atores domésticos relevantes para a compreensão do processo decisório em política externa, constituindo-se um ponto de veto institucional no caso dos países democráticos. Continue lendo