Arquivos da categoria: Notas

Concurso de Professor Titular do Instituto de Relações Internacionais (IRI-USP)

O Professor Amâncio Jorge de Oliveira participou de concurso para professor titular do Instituto de Relações Internacionais da USP nesta terça-feira, dia 17 de Setembro. Fizeram parte da banca examinadora o Prof. Titular Carlos Roberto Azzoni (IRI-USP, Presidente), a Profa. Titular Maria Hermínia Tavares de Almeida (IRI-USP), o Prof. Titular Renato Raul Boschi (UFMG), o Prof. Titular Eduardo José Viola (UnB) e o Prof. Titular Modesto Florenzano (FFLCH-USP, Titular).

No período da manhã foi realizada a arguição de memorial do candidato, e, no período da tarde, foi realizada a prova pública oral de erudição e a prova de julgamento dos títulos. O resultado foi publicamente proclamado em seguida, após deliberação da banca examinadora.

O Professor Amâncio Jorge de Oliveira foi aprovado pela banca por unanimidade, e é agora professor titular do IRI-USP na área de Política Internacional.

Kenneth N. Waltz

Camila Schipper

Kenneth N. Waltz, proeminente pensador das Relações Internacionais, morreu no dia 12 de maio, aos 88 anos. Waltz foi um dos grandes nomes das Relações Internacionais, um campo de estudo que remonta os anos 50 após as duas Grandes Guerras e início da Guerra Fria para analisar a forma como os Estados interagem. Os conceitos introduzidos por Waltz inauguraram o neo-realismo ou Realismo Estrutural que considerava os Estados como uma extensão do homem no que se refere a seu comportamento, e a estrutura internacional anárquica como fator independente sobre a conduta dos Estados. Continue lendo