Seminário: a Importância da Organização Mundial do Comércio

846

Prof. Umberto Celli Jr.

O CAENI recebeu o Prof. Umberto Celli Jr. que proferiu a palestra de abertura do curso de ‘Capacitação em Negociações Internacionais’, explicando o funcionamento da OMC. O Prof. Celli mostrou como o fórum multilateral de negociações ganhou importância nos últimos anos e como se tornou um ambiente de negociação de solução de controvérsias entre países desenvolvidos e em desenvolvimento.

O Brasil participa ativamente da OMC, e o governo passou a investir na preparação de negociadores e especialistas que tenham melhor conhecimento do ambiente institucional da Organização. O Prof. Celli mencionou o programa de preparação de jovens advogados de grandes escritórios de advocacia que participam de estágio junto à Missão Permanente do Brasil na OMC. Embora uma iniciativa incipiente, mostra que cada vez mais, o Brasil se preocupa em entender as negociações internacionais, seja do ponto de vista das mudanças da conjuntura internacional, seja do ponto de vista do processo negocial. E o CAENI tem contribuído nesses dois sentidos.

O Prof. Umberto Celli tem colaborado de forma permanente com o programa do CAENI, seja acompanhando temas de negociações internacionais, como participando dos cursos. Particularmente tem ministrado a aula sobre contenciosos na OMC, tomando o caso do contencioso Brasil-Canadá (Embraer-Bombardier).
Prof. Umberto Celli Jr. Professor do Departamento de Direito Internacional da Faculdade de Direito da USP