FAQs

1.  Como surgiu o Caeni?

O Caeni surgiu em 2001, como um think tank autônomo para pesquisas e treinamento na área de negociações internacionais. Era, portanto, um centro de pesquisa privado e, em 2005, passou a ser um laboratório de pesquisa ligado ao departamento de Ciência Política da USP.

2.  Qual é o status institucional atual do Centro?

A partir de Setembro de 2012 o Caeni passou a ser um Núcleo de Apoio à Pesquisa (NAP), ainda ligado formalmente ao Departamento de Ciência Política. Formalmente a denominação do Caeni passou a ser NAP-Caeni.

3.  Qual o significado prático da mudança do status institucional do CAENI para NAP?

São dois os aspectos mais importantes. O primeiro tem a ver com a possibilidade da presença de um maior número de colaboradores, inclusive de pesquisadores brasileiros e estrangeiros fora da Universidade. O segundo está relacionado à adoção de um programa de estudos ligado às Relações Sul-Sul. As pesquisas sobre essas relações Sul-Sul passam a agora a ser mais sistemáticas no âmbito do Centro.

3.  Como se dá o recrutamento de pesquisadores do CAENI?

O Centro recruta pesquisadores por projeto. Na medida em que surgem projetos que demandem pesquisadores fazemos um chamada para a seleção. Também mantemos uma base de currículos de interessados que podem ser usadas para seleção de projetos. O currículo pode ser enviado para o caeni@caeni.com.br

4.  Quais são as principais linhas de pesquisa do CAENI?

A agenda de pesquisa do Centro é, dentro do campo de relações internacionais, bastante ampla. As linhas principais são: política externa brasileira, relações sul-sul; coalizões internacionais, adesão aos regimes internacionais, legislativo e política externa, empresariado e negociações internacionais, cooperação internacional e experimento em ciência política e relações internacionais.

5.  Os cursos têm uma oferta regular?

Dois cursos têm uma oferta regular. Duas vezes por anos oferecemos o curso de Capacitação em Negociações Internacionais e uma vez por ano o Avançado em Negociações Internacionais. Chamamos, para facilitar, Capacitação e Avançado.

6. Há outros cursos além desses?

Sim. Temos vários outros que são oferecidos esporadicamente. Na área de métodos quantitativos oferecemos com mais regularidade Os seguintes cursos: estatística, SPSS, Stata, R e programação em R. Temos agora um curso novo de Introdução ao Inglês para Negociações Internacionais. Para maiores informações ver o site www.caeni.com.br) ou pelo facebook (www.facebook.com/caeni.usp

7. Como é possível obter descontos nos cursos CAENI?

Há duas formas. O estudante que frequentou um dos nossos cursos passou a ser ex-aluno do Caeni. Assim, o seu próximo curso, qualquer que seja, receberá desconto. A outra forma é fazer parte de uma instituição parceira do Caeni.

8. É necessário ser aluno ou funcionário da USP para frequentar os cursos CAENI? Há pré-requisitos?

Não. Os cursos são abertos à comunidade em geral. Não há pré-requisitos para a participação nos cursos Capacitação e Avançado. Nos demais cursos os instrutores definem se há pré-requisito ou não. De todo modo não precisa ser da USP para participar.

9. Se a minha instituição não for parceira, é possível firmar uma parceria?

Sim. É um processo muito simples e rápido. Basta enviar uma mensagem ao caeni@caeni.com.br solicitando a parceria. Um termo de parceria será assinado pelos representantes das duas instituições.

10. Como ter acesso as pesquisas do CAENI?

O site (www.caeni.com.br) é de livre acesso e exibe os resultados das pesquisas. Na seção Publicações do site pode ser encontrado um conjunto de working papers, que estão disponíveis gratuitamente. Há também seminários de pesquisa abertos ao público.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>