Alberto Pfeifer

3644

Doutor em Geografia Humana pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP), com tese sobre o desenvolvimento de tecnologias negociais pelo México durante as tratativas do Tratado de Livre Comércio da América do Norte (NAFTA). Mestre em Relações Internacionais pela Fletcher School of Law and Diplomacy e em Economia Aplicada Agrária pela Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (ESALQ-USP). MBA em Finanças e Mercado de Capitais pela CODIMEC/IBMEC/FGV. Especialização em Liderança Executiva em Desenvolvimento da Primeira Infância pela Universidade de Harvard. Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (FD-USP) e em Engenharia Agronômica pela ESALQ-USP.

Foi pesquisador visitante do Centro de Estudos Latino-americanos da Georgetown University (1996) e do Centro de Estudios Internacionales de El Colegio de México (1996). Diretor Executivo do Conselho Empresarial da América Latina (CEAL) de 1998 a 2014. Membro da Cátedra Mercosul do Institut d’Études Politiques de Paris (SciencesPo), França (2001-2004). Professor visitante do Instituto de Relações Internacionais da Universidade de São Paulo (IRI-USP) de 2014 a 2016. Assumiu a diretoria de Projetos Especiais junto à Secretaria Especial de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, de maio de 2017 a setembro de 2017, e a diretoria de Assuntos Internacionais Estratégicos ligada à mesma secretaria, de setembro de 2017 a janeiro de 2018.

Atualmente é pesquisador do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (IEA-USP) e coordenador adjunto e do Grupo de Análise de Conjuntura Internacional (GACInt) junto ao IRI-USP.

CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/6920453166248989

Contato: pfeifer@usp.br