Análise Caeni, n. 2, maio 2020

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Esta edição do Boletim Análise Caeni traz um resumo das atividades que vêm sendo realizadas pelo Centro de Estudos das Negociações Internacionais. Mesmo em tempo de isolamento, em função da pandemia da covid-19, seguindo orientações da USP, temos mantido nossas atividades de forma virtual e tem sido bastante intensa a participação de colegas, de diferentes instituições do Brasil e do exterior.

Foram mantidos os seminários de pesquisa Caeni, com o objetivo de discutir projetos de pesquisa de alunos da pós-graduação e do pós-doutorado, e papers em vias de publicação por pesquisadores vinculados ao centro. Nas últimas duas semanas, discutimos dois trabalhos bastante interessantes: o primeiro seminário discutiu o projeto “Startup Diplomacy: um estudo do papel dos ecossistemas de startups na construção de Soft Power nas Relações Internacionais”, da pesquisadora Andrea Mara Iwaki Motta. O segundo seminário discutiu o paper “Political Regimes and Deaths in the Early Stages of the COVID-19 Pandemic”, assinado por Gabriel Cepaluni, Michael T. Dorsch e Réka Branyiczki.

Seguem também as atividades do Observatório Eleitoral das Américas, sob a coordenação da Professora Janina Onuki que participou da Audiência Pública – Eleições Limpas 2020, no dia 8 de maio, organizada pelo Ministério Público do Estado de São Paulo e pela Procuradoria Regional Eleitoral. A Audiência teve como objetivo discutir várias questões para a melhoria das eleições, a fim de tornar o processo mais transparente e democrático.

Nesta edição, Juliana Oliveira faz uma resenha do webinar “Elecciones en tiempos de pandemia” realizada pela OEA que contou com representantes da República Dominicana, Bolívia, Paraguai, Uruguai e Equador, países que se veem com o desafio de realizar eleições em um contexto da pandemia de Covid-19.

Este boletim traz também um relato de uma experiência inédita e pertinente ao momento atual: o Programa Educa SP USP. Trata-se de um projeto, vinculado à FUVEST e à Reitoria da USP, que oferece um conjunto de cursos online de curta duração, voltados para alunos do ensino médio das escolas públicas. O Caeni contribuiu com o curso de negociações internacionais, aqui relatado por dois dos seus monitores: Rodrigo Lyra e Matheus Gregório.

Amâncio Jorge de Oliveira
Coordenador Científico

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