Análise CAENI

48

Esta é a edição de estreia do boletim Análise Caeni. O boletim tem objetivo duplo. O primeiro é divulgar as pesquisas, atividades e publicações desenvolvidas no âmbito do Centro de Estudos das Negociações Internacionais (Caeni/USP). A divulgação será feita na forma de notas de pesquisa, resenhas, relato de debates desenvolvidos e cronograma de seminários. Além dos seminários e eventos promovidos pelo Centro, o boletim apresenta a agenda de seminários relevantes para a área de ciência política e relações internacionais, no Brasil e no exterior. O segundo objetivo é apresentar um acompanhamento sistemático sobre as relações Sul-Sul. Este acompanhamento na forma de síntese das principais notícias segunda de uma análise sintética. Além das notícias de destaque o Boletim publicará temas especiais sobre temas mais relevantes, como estudos comparados entre países emergentes nas relações internacionais contemporâneas.

Nesta primeira edição do Análise, trazemos uma entrevista com a Professora Janina Onuki que atualmente é professora visitante na School of Public and International Affairs da North Carolina State University (SPIA/NCSU). O foco da entrevista é a pesquisa realizada em parceria entre Caeni e SPIA, além da sua experiência junto à Brazilian Politica Science Review (BPSR), da ABCP. Apresentamos também uma discussão sobre a utilização de métodos experimentais nas pesquisas da área de Relações Internacionais que tem crescido na área, mas ainda é bastante incipiente no Brasil.

Divulgamos também nossos Seminários de Pesquisa que acontecem em geral às sextas-feiras, e outras publicações do Centro, todas disponíveis online (www.caeni.com.br). A segunda parte do Boletim sempre trará breves análises derivadas do acompanhamento dos temas relacionadas aos países em desenvolvimento e à cooperação Sul-Sul.
Esperamos com este boletim mensal contribuir com informações sobre os resultados das nossas pesquisas e convidar à participação em nossas atividades.

O Caeni

O Caeni é ligado ao Departamento de Ciência Política. Criado em 2005, desde 2012 se tornou um NAP (Núcleo de Apoio à Pesquisa) da USP e tem se dedicado especificamente a compreender as relações Sul-Sul, com especial ênfase às relações entre os países pertencentes ao IBAS (Fórum Índia-Brasil-África do Sul).

Duas linhas de pesquisas são desenvolvidas neste NAP: a primeira linha é “Sociedade e Relações Sul-Sul”, com pesquisas sobre a percepção da sociedade brasileira sobre as relações Sul-Sul, a partir da aplicação de surveys estratificados e pesquisas experimentais.

A segunda linha, “Observatório Sul-Sul”, é dedicada a instituir um sistema de acompanhamento, em perspectiva comparada, das posições dos países em desenvolvimento (inicialmente IBAS) nos mais importantes processos de negociações internacionais, com ênfase particular nos temas relacionados ao comércio internacional.

Amâncio Jorge de Oliveira

2013-05 (maio) Análise Caeni_n.1_Ano I