Desafios e Potencialidades: Políticas Públicas e Relações Internacionais

1176

Coordenação: Profa. Janina Onuki

Equipe de pesquisa: Maurício Fronzaglia (pesquisador, mestre em Ciência Política pela Unicamp, professor da Universidade Mackenzie)

Financiamento: CNPq

Esta pesquisa pretende dar uma contribuição ao entendimento sobre o fenômeno da emergência das entidades subnacionais (particularmente no plano municipal) tomando como estudo de caso específico a Secretaria Municipal de Relações Internacionais (SMRI) de São Paulo. Os resultados da pesquisa darão contribuições importantes tanto para a formulação e gestão de políticas públicas, na área internacional, por parte de municípios, quanto para estudos acadêmicos nesse campo.
O objetivo central da pesquisa é avaliar o papel da SMRI no processo de formulação e condução de políticas internacionais, quer seja, na constituição de uma agenda de cooperação internacional no nível municipal. Indiretamente, a pesquisa objetiva analisar estratégias e o espaço de atuação do município de São Paulo no âmbito das relações internacionais.
Para tanto, foram definidas variáveis e indicadores para avaliar a capacidade da SMRI em intermediar interesses, através de projetos inovadores negociados no plano internacional, e avaliar seus resultados, tanto no que diz respeito ao cumprimento das demandas imediatas a que os projetos atenderam, como em mensurar a capacidade do poder local em criar e/ou se envolver diretamente em uma esfera propriamente internacional, onde a prefeitura de São Paulo atua junto a prefeituras de cidades de outros países.