Resultado da seleção para o simulado “União Europeia”

205

 

Bernardo Futuro Rodrigues Hazar
Caio Henrique Dias Duarte
Caliel Calvez da Costa
Gabriela Coelho Ferreira
João  de SouzaTrigo
Juliana Bighetti Almeida
Agradecemos a participação todos(as) no processo seletivo para o Simulado União Europeia
Aos que não foram selecionados, temos interesse em manter o currículo no banco de dados para que possamos contatá-los(as) quando surgirem novas oportunidades.

***

EDITAL DE SELEÇÃO

SIMULADO “UNIÃO EUROPEIA”

OBJETIVO: O Programa Brasil-Europa, do Centro de Estudos das Negociações Internacionais (Caeni/IRI/USP), irá custear passagens aéreas de 02 alunos para participação no simulado sobre o processo de negociação no âmbito das instituições europeias, que ocorrerá em Brasília, entre os dias 08 e 09 de novembro de 2018, no Centro Universitário de Brasília.

DOS PRÉ-REQUISITOS E CONDIÇÕES:

  1. Ser aluno de graduação ou pós-graduação stricto sensu da USP, dos cursos de Relações Internacionais, Ciência Política ou áreas afins. Será dada preferência, no caso da graduação, para alunos do 5º ao 10º período;
  2. Possuir conhecimento prévio sobre o funcionamento das instituições da União Europeia, do processo de negociação e sobre o tema migrações;
  3. Possuir proficiência (nível intermediário) em inglês;
  4. Possuir capacidade de argumentação, oratória e conhecimento sobre técnicas de negociação.

Inscrições: até as 12:00 (meio-dia) do dia 17 de agosto de 2018 via e-mail do CAENI: caeni.iri.usp@gmail.com

DOCUMENTOS:

  1. Formulário contendo nome completo, CPF, RG, número USP e telefone;
  2. Indicação do curso de graduação ou pós e do período que está cursando;
  3. Apresentação de carta com até 2.000 (dois mil) caracteres explicando o interesse em participar do simulado;
  4. Versão simplificada (máximo de duas páginas) do Currículo, contendo informações pertinentes à vida acadêmica, experiências profissionais e acadêmicas relacionadas com temas da União Europeia, participação em outros tipos de simulado ou competições internacionais, conhecimento de língua(s) estrangeira(s) etc.;

Uma vez selecionado, o aluno deverá comprometer-se a:

– Participar de todas as atividades preparatórias realizadas pela instituição e pela Comissão organizadora;

– Estudar os documentos e os materiais disponibilizados via web para auxiliar na preparação do simulado;

– Assistir as aulas oferecidas pela instituição sobre a União Europeia (serão fixadas conforme calendário escolar);

– Assistir e acompanhar as notícias sobre a União Europeia;

– Cumprir o calendário determinado pela Comissão organizadora relativo à entrega de documentação, especialmente um draft position paper em português até o dia 19 de outubro 2018;

– Participar presencialmente do simulado nos dias 08 e 09 de novembro de 2018, em Brasília, em horário que será determinado.

A Delegação da União Europeia no Brasil arcará com os custos de hospedagem durante o período do simulado.

Serão selecionados 02 (dois) alunos para participar do simulado, podendo ser um da graduação e um da pós-graduação, ou ainda, dois da graduação. Cada equipe representará a instituição no simulado. A inclusão de mais equipes dependerá da disponibilidade, a ser informada pela Comissão organizadora. Será constituída uma lista de espera.

A equipe vencedora ganhará uma viagem a Bruxelas (Bélgica) para conhecer as instituições europeias, ficando a cargo da Delegação da União Europeia no Brasil determinar o período para sua realização, bem como fixar o roteiro e demais atividades que serão desenvolvidas durante a viagem.

Os critérios para escolha dos alunos serão: oratória, argumentação, organização e concatenação de ideias, conhecimento de técnicas de negociação internacional, conhecimento científico e prático sobre o tema-objeto do caso (União Europeia e migrações) e habilidade para trabalhar em equipe.

Obs: Em caso de dúvidas, contatar Vanessa, pelo email: caeni.iri.usp@gmail.com