Jean Monnet Supplement, n. 2, Ano 1

39

EDITORIAL

Esta segunda edição do Suplemento Jean Monnet traz notícias sobre o seminário de lançamento do Programa Brasil-União Europeia/Caeni que contou com a conferência “A retomada das negociações MERCOSUL-UE: andamento e perspectivas”, ministrada por Alberto Pfeifer, colaborador do IRI-USP. O evento contou com a presença do vice-reitor, Vahan Agopian, e outras autoridades da USP e de instituições ligadas à Europa.

Trazemos também dois artigos inéditos dos pesquisadores Rafael Goldzweig e Marketa Jerabek, respectivamente sobre a questão das migrações e da crise dos refugiados e seus impactos na integração europeia, e sobre o Programa Erasmus, de intercâmbio acadêmico.
Cobrimos também os seminários que aconteceram no IRI no mês de abril, quando recebemos dois visitantes: Professor Mervin Frost, do Departamento de War Studies do King’s College London, e de Sven Biscop, do The Royal Institute for International Relations, da Bélgica.

Ainda neste mês, o Programa Brasil-UE/Caeni está lançando os cursos de negociações internacionais que trará palestras e aulas focadas em temas da União Europeia e o lançamento da chamada de trabalhos para o seminário internacional de jovens pesquisadores, intitulada “The Future of the Brazil-EU Strategic Relationship: Common Challenges and Approaches”.

Amâncio Jorge de Oliveira
Coordenador do Programa Brasil UE/Caeni-USP

2016_04 (April)_JM_Caeni_issue2