Jean Monnet Supplement, n. 4, Ano 1

36

EDITORIAL

Esta quarta edição do Suplemento Jean Monnet traz um especial das VIII Jornadas Europeias: Europa em Tempos de Crise, evento que aconteceu na Faculdade de Direito – Universidade de São Paulo entre os dias 19 e 21 de setembro. O evento contou com inúmeras palestras, oficinas e presenças ilustres.

Trazemos uma cobertura dos três dias de evento, contando com resenhas sobre a abertura,  que contou com Anna Barkhausen (DAAD), Marcio Weichert (DWIH-SP), Brigitte Weiffen (Cátedra Martius), Paulo Borba Casella e Sven Korzilius (DIN, FD-USP), além da Keynote Speech, trazendo a participação de Dirk Leuffen (Universität Konstanz) com o tema “An unfinished story: The EU today and tomorrow”.

Na cobertura do segundo dia, com tema geral “Direitos Humanos e Refúgio”, tivemos a participação de Patrícia Nabuco Martuscelli (DCP, FFLCH-USP), Daniel Bertolucci Torres (FD- USP); Júlia Battistuzzi Penachioni (PUC-SP), Beatriz Figlino (Centro Universitário “Belas Artes”, São Paulo) e Luciana Garcia (DLO, FFLCH-USP e Centro de Estudos Hannah Arendt), contando com uma resenha sobre a palestra ministrada por essa última.

Por fim, o terceiro dia traz uma resenha sobre Hermenêutica da anexação – O Espírito russo e a crise na Crimeia ministrada por Caio Henrique Dias Duarte (FD-USP) dentro do grande tema tratado: “Identidade e Integração”.

Ainda esse mês, o professor Amâncio Jorge de Oliveira vai estar representando o projeto Brazil-Caeni-EU durante o evento “Conferência Global Governança em Tempos de Desafios Globais” a ser realizado em Bruxelas nos dias 17 e 18 de outubro.

2016_10 (October)_JM_Caeni_issue4