Jean Monnet Supplement, n. 5, Ano 1

35

EDITORIAL

A edição deste mês do Suplemento Jean Monnet ao Boletim Análise Caeni contém informações sobre as Jornadas Europeias realizado na Universidade de São Paulo, sob o tema geral da Europa em tempos de crise (Europe in times of crisis). É a oitava edição deste evento e foi organizada pelo Departamento de Direito Internacional e Comparado da Faculdade de Direito da USP, juntamente com a Cátedra Martius de Estudos Alemães e Europeus da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas e patrocinada pelo Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD) e pelo Centro Alemão de Ciência e Inovação em São Paulo (DWIH-SP). A equipe completa do Brasil-Caeni-UE esteve presente durante todo o evento, tanto como participantes quanto como palestrantes, e o projeto também patrocinou o almoço de abertura do evento, o qual ao todo durou 3 dias.

Além disso, a Dra. Inglis organizou duas tardes de workshops com o Professor Rafael Diniz Pucci do Departamento de Filosofia e Teoria Geral do Direito (USP) sobre o tema “Enfrentar os Problemas Ambientais através das Políticas Públicas e Governança: Abordagens da UE e do Brasil”.

Este mês, relatamos os painéis sobre o Brexit, bem como sobre a cooperação multilateral Brasil-UE.

Dra. Kirstyn Inglis, Professora Visitante e Vice-Coordenadora do Programa Brasil-UE do Instituto de Relações Internacionais (IRI/USP)

2016_11 (November)_JM_Caeni_16_issue5