Percepções sobre o poder político

46

Esta terceira edição do Análise Caeni traz dois artigos com resultados de pesquisas desenvolvidas pelo Centro. O primeiro artigo, de autoria da Professora Janina Onuki, apresenta uma análise preliminar dos resultados do survey aplicado em abril deste ano com estudantes da USP. A pesquisa, em parceria com a North Carolina State University, tem como objetivo principal investigar a percepção do público sobre o impacto do comércio do Brasil e dos Estados Unidos com a China. O mesmo questionário foi aplicado no Brasil e nos Estados Unidos, e os resultados serão apresentados no Congresso da American Political Science Association (APSA), em setembro deste ano.

A análise apresentada por Onuki que acaba de retornar do seu estágio de pós-doc na NCSU, avalia o conteúdo das respostas às perguntas abertas aplicadas no Brasil que buscam investigar a relação entre percepção sobre preferências sobre comércio internacional e o comportamento da China no plano internacional, como potência emergente. A ideia é dar continuidade à pesquisa e, utilizando o modelo de survey experimental (ver Análise Caeni, ano I, nº 1), aplicar o questionário para uma amostra mais ampla, ainda este ano.

O segundo artigo é parte da tese de doutorado do pesquisador Gustavo Batista Araujo, intitulada “Contribuições de campanha influenciam decisões públicas? O caso dos contratos públicos federais e das emendas ao orçamento no Brasil”, defendida no Departamento de Ciência Política da USP, cuja base de dados foi produzida com apoio do Caeni. Gustavo busca analisar o impacto de contribuições de campanha para candidatos a deputado federal na eleição de 2006, e analisar como essas contribuições influenciaram a obtenção de contratos públicos para os doadores entre 2008 e 2010.

Continuamos a manter a seção “Observatório Sul-Sul”, com breves análises de acontecimentos ocorridos nos países que integram a coalização IBAS em particular e outros países em desenvolvimento, com destaque para a análise da Jamaica, país da América Central, objeto de pesquisa de mestrado da aluna Gillian Giwa.

Este boletim também tem como objetivo prestar informações úteis para a comunidade de Relações Internacionais. Neste sentido, reunimos informações sobre os processos seletivos de pós-graduação na área que acontecem no segundo semestre. Com isso esperamos continuar oferecendo análises substantivas e informações para os interessados nas Relações Internacionais e Política Externa Brasileira.

Amâncio Jorge de Oliveira

2013-07 (jul) Percepções sobre poder político_n.3_Ano I