Stata – nível 1

141

DATA: Sem previsão de data*.

OBJETIVO: O objetivo deste curso é fazer com que o aluno seja familiarizado com o uso do STATA. Trabalhar com bancos de dados e interpretar análises estatísticas são habilidades muito desejáveis para funcionários de empresas, cientistas sociais e empregados do setor público. Para realizar estas tarefas o STATA é cada vez mais utilizado no mundo inteiro, por ser um software versátil, e mais fácil de utilizar que outros programas. Nós vamos ensinar de uma forma muito prática, utilizando bases de dados do mundo real. Com este curso, o aluno será capaz de fazer análises estatísticos com o STATA a partir do primeiro dia. Conhecer STATA lhe permitirá escrever trabalhos empíricos, trabalhar com pesquisas de opinião, pesquisas de mercado, estudos transversais e de painel, e com qualquer banco de dados que seja de seu interesse.

CARGA HORÁRIA: 16 horas, com certificado.

PRÉ-REQUISITO: Conhecimentos básicos de estatística.

CONTEÚDO:

Introdução ao STATA

  • Trabalhando com STATA: Menu v.s. linha de comando v.s. “do files”.
  • Arquivos de ajuda, documentação PDF on-line desde STATA 11 e UCLA STATA.
  • Criação de bases de dados vazias, e copiar/colar dados de Excel.
  • Importação de dados: diferentes formas de importação de dados.
  • Dar nome às variáveis.
  • Exercício.

Manipulação de dados

  • Descrevendo nossos dados: “Describe”, “Sum”, “Tabulate”, Destringing
  • Pacote “univar”
  • Importação de dados de principais fontes de dados públicos: Banco Mundial (WBI), Penn Tables, U.N. Comtrade, Trademap, Latinobarómetro, Correlates of War (COW).
  • Valores em falta: “99” ou “. “?
  • Exercício.

Regressões

  • Geração de novas variáveis: “Generate” versus “Egen”.
  • Deletar variáveis inservíveis.
  • Classificação de variáveis por “sorting”.
  • Recodificação dos valores e da rotulagem.
  • Expressões lógicas “if”, “or”, “and”.
  • Rotinas estatísticas básicas: Média, desvio padrão, correlação entre variáveis; ler percentuais; teste T; comparação de grupos dentro de uma variável; comparação entre duas variáveis.
  • Exercício.

Ferramentas úteis para qualquer pesquisador

  • Mínimos Quadrados Ordinários com uma variável explicativa.
  • Mínimos Quadrados Ordinários com múltiplas variáveis explicativas.
  • Condições lógicas: “if” na regressão.
  • Como ler os resultados da tabela de regressão?
  • Exercício.

*Assine a nossa newsletter e fique sabendo com antecedência as datas do curso.