Análise Caeni, n. 3, maio 2020

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O Centro de Estudos das Negociações Internacionais continua com suas atividades de pesquisa e divulgação. Temos realizados eventos abertos regulares e também seminários de pesquisa, discutindo papers e projetos de pesquisa, além de discussões que dão subsídios para a reflexão conjunta sobre o atual momento e seus desdobramentos, sobretudo do ponto de vista internacional.

Esta edição, dedicada à política externa brasileira, traz três contribuições importantes de
pesquisadoras do Caeni, que discutem o tema a partir de diferentes perspectivas: da educação, da burocracia, e da integração regional.

O primeiro artigo, da pesquisadora Gabriela Ferreira, cuja pesquisa defendida no marco da dupla titulação IRI-USP e King’s College London, faz uma extensa análise dos programas estudante convênio (PEC), com a aplicação do survey com vários alunos estrangeiros, beneficiados pelo governo brasileiro. Neste momento de pandemia, nada mais acertado do que pensar os rumos da educação: “A criação de parcerias entre universidades, institutos de pesquisa e laboratórios privados, frequentemente intermediada pelos governos nacionais, está entre as estratégias mais adotadas para garantir o sucesso em qualquer das áreas de combate à pandemia e seus efeitos”. Mas, ao analisar o caso brasileiro, percebemos que ainda falta uma alta dose de investimento, no que a pesquisadora denomina “diplomacia da educação” que pode contribuir como um forte instrumento para a elaboração de uma política externa eficiente.

O segundo artigo, que faz uma excelente apresentação do seminário ministrado por Dawisson Belém Lopes, no DCP-USP, foi preparado pela pesquisadora Tamiris Burin, e destaca como o papel do Itamaraty vem sendo questionado, observando o papel de tomadores de decisão que manipulam e alteram regras institucionais na formulação coletiva de políticas. A pesquisadora chama atenção para o fato de que “um dos legados do período atual estará em avaliar de fato o lugar dos serviços diplomáticos e de seus efeitos estabilizantes dentre o adensamento de sistemas poliárquicos”. Tamiris tem dedicado sua pesquisa de mestrado ao estudo Presidência e perfis de liderança em análise de política externa brasileira.

A terceira contribuição desta edição do Análise Caeni é assinada por Flavia Loss de Araujo, e apresenta as ideias do Professor Camilo Lopez Burián, da Universidad de la República, do Uruguai, que participou como conferencista no webinar do Caeni, discutindo os desafios das democracias desenvolvidas frente a discursos populistas carregados de elementos nacionalistas, tradicionalistas, soberanistas e antielitistas, opondo-se aos princípios científicos. A pesquisadora conclui seu artigo, destacando que a discussão de responsabilidade de cada uma das esferas são tópicos em disputa na política internacional contemporânea. E “a capacidade de resposta das organizações internacionais frente à pandemia e a narrativa que será criada pelas forças políticas que as defendem podem ser fatores decisivos para sua sobrevivência no futuro”.

Amâncio Jorge de Oliveira
Coordenador Científico

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