Bases da Construção de Coalizões e as Negociações Multilaterais

900

Coordenador: Prof. Dr. Amâncio Jorge Silva Nunes de Oliveira

CNPq/Jovens Pesquisadores (2009 – 2012)

RESUMO

Este projeto é um empreendimento multinacional que tem como objetivo principal contribuir para a compreensão mais ampla sobre as bases, doméstica e internacional, da constituição de coalizões ou parcerias de tipo Sul-Sul no novo contexto da agenda multilateral. Como instrumento analítico está sendo utilizada uma matriz comparativa que contempla, inicialmente, Brasil, Índia e África do Sul. A organização desta base teve início em 2005, com o projeto de pesquisa que contou com apoio da Fundação FORD e rendeu resultados positivos, inclusive no que diz respeito ao incentivo de outros subprojetos de mestrado e doutorado.

Com esta proposta, pretende-se ampliar o plano amostralpesq (incluindo na base todos os países participantes da OMC), buscando viabilizar tratamento estatístico aos resultados encontrados, além de condições de publicização da base de dados para outras pesquisas.

A proposta reside em, tomando por base a análise comparada dos interesses internacionais dos países em um conjunto abrangente de temas, contribuir para o entendimento sobre as bases da formação de alianças Sul-Sul orientadas para o jogo multilateral. A análise comparada dessas variáveis permitirá discriminar vetores de convergência e divergência entre os países que podem indicar, para análise futura, a estabilidade e eficácia dessas coalizões. A análise será completada por um estudo sistemático e exaustivo sobre trajetórias de coalizões no âmbito da Organização Mundial de Comércio (OMC). Assim o foco da pesquisa incidirá sobre o nível analítico do processo de formação de coalizões, à luz dos posicionamentos e elementos estruturais dos países participantes dessas coalizões.

Trata-se de uma base de dados inédita no país que se apresenta com grande potencial de aglutinar novos subprojetos de pesquisa.