Resumo da mesa: A crise sanitária tende a agravar dinâmicas de exclusão e violência previamente existentes. A mesa “Atores criminais na pandemia” abordará o impacto da pandemia em contextos de violência característicos da região latino-americana. As análises propostas refletem sobre as diversas formas de atuação de grupos não-estatais violentos no contexto da crise provocada pela COVID-19.
Maria Teresa Martinez Trujillo é Professora Pesquisadora no Tecnológico de Monterrey, Campus Monterrey (México). É doutora e mestra em Ciência Política pelo Instituto de Estudos Políticos de Paris e graduada em Ciência Política pelo ITAM. Integra o Programa para México e América Central da Noria Research. Sempre orientada à pesquisa, colaborou na Presidência da República, na Secretaria de Governo e na Suprema Corte de Justiça no México, assim como no departamento de pesquisas de opinião do jornal Reforma. Seus temas de pesquisa são os mecanismos de proteção implementados em contextos violentos e de alta insegurança, especialmente no México, o policing e o controle social, a violência e as configurações político criminais.
Gabriel Feltran é etnógrafo urbano. Professor do Departamento de Sociologia e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Pesquisador do Núcleo de Etnografias Urbanas do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (CEBRAP). Doutor em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), com estágio doutoral na École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS). Autor de “The Entlagled City: crime as urban fabric” (Manchester University Press, 2020); “Irmãos: uma história do PCC” (Cia das Letras, 2018) e de “Fronteiras de Tensão: política e violência nas periferias de São Paulo (UNESP/CEM, 2011). Pesquisa sobre os mecanismos de reprodução de desigualdades e violências urbanas e a dinâmica dos homicídios no Brasil e América Latina, entre outros temas.
Luis Fernando Trejos Rosero é doutor em Estudos Americanos com menção em Estudos Internacionais do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de Santiado de Chile (IDEA/USACH). Professor e pesquisador do Departamento de Ciência Política e Relações Internacionais da Universidad del Norte, Barranquilla (Colômbia). Diretor do Centro de Pensamento UNCaribe da Universidad del Norte. Membro do grupo de pesquisa “Agenda Internacional” da Universidad do Norte. Pesquisa sobre fronteiras, conflito armado e construção de paz na região caribenha da Colômbia.
Moderação: Marília Souza é doutora em Relações Internacionais pelo Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais San Tiago Dantas, na área de concentração: Paz, Defesa e Segurança (2016). É pesquisadora do Moynihan Institute of Global Affairs,Institute for National Security and Counterterrorism, em Maxwell School of Syracuse University, pesquisadora/colaboradora do NUPRI-USP, e pesquisadora/ colaboradora do Instituto de Estudos Econômicos e Internacionais-IEEI-UNESP. Docente no Centro Universitário FECAP-SP, onde também é coordenadora do curso de graduação em Relações Internacionais e coordenadora do curso de pós-graduação em Negócios Internacionais. Na ABRI é coordenadora da Área Temática: Ensino, Pesquisa e Extensão, e na ABED é coordenadora da Área Temática: Segurança Internacional e Defesa.
Fonte da imagem: https://ltv.hn/2020/04/19/la-familia-de-el-chapo-guzman-regala-mascarillas-y-viveres-con-rostro-del-narco/