Seminário NUPRI/IRI/CAENI no dia 29/07, às 14h30

Convidamos todos e todas para o Seminário conjunto que Ignacio Cardone e Maísa Edwards irão apresentar no dia 29 de julho de 2020, às 14h30, pela plataforma Zoom: https://zoom.us/j/91765362998

 

Título da palestra da pesquisadora Maisa Edwards:

“Brasil e a ZOPACAS: Uma análise da evolução das relações diplomáticas e de defesa brasileiras no Atlântico Sul (1986-2013)”

Resumo da apresentação:

Esta  pesquisa tem como objetivo providenciar um entendimento maior sobre a ZOPACAS como Zona de Paz e demonstrar como a ZOPACAS tem servido como um mecanismo utilizado pelo Brasil para fortalecer suas relações diplomáticas e de defesa com os outros Estados Membros, na América do Sul e na África Ocidental.

This dissertation seeks to answer the research question above, providing an understanding of the ZOPACAS as a Zone of Peace and demonstrating how the ZOPACAS has served as a mechanism through which Brazil has strengthened its diplomatic and defence relations with its fellow Member States, both in South America and West Africa.

Sobre a pesquisadora:

Maísa Edwards é uma Doutoranda em Relações Internacionais do King’s College London e da Universidade de São Paulo. Tem um Mestrado do King’s College London, Brasil em Perspectiva Global, e um Bacharelado em Francês e Espanhol da University College London. A Maísa já trabalhou para empresas multinacionais como a CNN e a Coca-Cola e também foi estagiária na Organização Marítima Internacional (OMI) e na Canning House, em Londres.

Título da palestra do pesquisador Ignacio Javier Cardone :

“O imaginário da Antártida nas Forças Armadas do Brasil (1982-2020)”

Resumo da apresentação:

Através de uma interpretação histórico-sociológica do envolvimento das diferentes ramas das forças armadas nas ações e definições políticas do país no sexto continente se procura determinar quais imagens e representações a Antártida tem para as forças militares do Brasil. Assim, o estudo propõe compreender em que medida tal participação tem cristalizado em imagens e representações na sua visão a respeito do papel da Antártida para o Brasil.

Images and representations of Antarctica within the military forces of Brazil are analysed through a socio-historical interpretation of the involvement of the different Brazilian military branches on the political definition and the actions implemented on the sixth continent. Therefore, the research offer some insights on how such participation have resulted on representations about the role of Antarctica for Brazil.

Sobre o pesquisador:

Ignacio J. Cardone é pesquisador de pós doutorado da Universidade de São Paulo. Possui doutorado em Relações Internacionais pela Universidade de São Paulo e o King’s College London. Suas pesquisas abarcam: a história e política antárticas; a diplomacia pela ciência; o câmbio climático e as relações internacionais; e a teoría política e de relações internacionais.

Veja também