Bruno do Vale Novais

Doutorando em Cultura e Sociedade pelo Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos da Universidade Federal da Bahia (UFBA) com pesquisa para produção de tese sobre avanços, dilemas e impasses da diplomacia cultural da República Federativa do Brasil no período de 2003 a 2018.

Pesquisador no Grupo de Pesquisa Observatório de Políticas e Gestão Culturais, coordenado pelo Professor Dr. Antonio Albino Canelas Rubim, no Centro de Estudos Multidisciplinares em Cultura (CULT) da UFBA. Mestre em Cultura e Sociedade pelo Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos da UFBA (2013).

Bacharel em Comunicação com habilitação em Produção em Comunicação e Cultura pela Faculdade de Comunicação da UFBA (2009). Participou de iniciação científica no CULT da UFBA em projeto de pesquisa sobre políticas culturais do Brasil e políticas culturais da Argentina, Colômbia e México (2007-2009). Defendeu monografia de conclusão de curso em comunicação sobre política de relações internacionais do Ministério da Cultura do Brasil entre 2003 e 2008 (UFBA, 2009) e defendeu dissertação de mestrado sobre diplomacia cultural do Estado brasileiro entre 2003 e 2010 (UFBA, 2013).

Principais áreas de interesse: diplomacia cultural; cultura e desenvolvimento; políticas culturais; cultura e relações internacionais; política cultural internacional; relações entre cultura e política externa brasileira; processo de institucionalização do campo da diplomacia cultural na contemporaneidade; política exterior do Brasil; diplomacia pública; soft power; política internacional; organizações internacionais e processos políticos contemporâneos.

Veja também