Jean Monnet Supplement, n. 3, Ano 1

69

EDITORIAL

Esta edição do Suplemento Jean Monnet traz um artigo especial, do pesquisador Octávio Forti Neto, que analisa as relações entre União Europeia e América Latina. O tema faz parte do seu trabalho de pesquisa de doutorado, sob orientação do Professor Kai Enno Lehmann (IRI-USP), e busca compreender a evolução e as mudanças que marcam as estratégias de atuação da União Europeia na América do Sul e América Central, mostrando as diferentes ênfase de atuação e os resultados derivados desse longo relacionamento. A UE tem investido recursos em vários projetos nesta região, particularmente no processo de institucionalização da integração regional.

Este suplemento traz também uma apresentação do evento V RI em Debate, organizado pela Empresa Jr. de RI da USP, parceiro do Caeni-USP. Durante três dias, discutiu-se os principais desafios dos refugiados, tema da maior relevância para a Europa. Trazemos também uma breve revisão de obras bibliográficas recentemente publicadas sobre a Europa e questões contemporâneas relevantes.

O Programa Brasil-UE/Caeni está lançando, no segundo semestre de 2016, os cursos de negociações internacionais que trará palestras e aulas focadas em temas da União Europeia e continua aberta a chamada de trabalhos para o seminário internacional de jovens pesquisadores, intitulada “The Future of the Brazil-EU Strategic Relationship: Common Challengoes and Approaches”, cujas informações podem ser acessadas na página do programa: www.brasileu.com.br

Janina Onuki
Editora do Jean Monnet Suplemento e pesquisadora do Programa Brasil UE/Caeni-USP
Coordenadora do Programa Brasil UE/Caeni-USP

2016_06 (June)_JM_Caeni_issue3