Webinar sobre Implantação de 5G no Brasil, no dia 16/10

A Escola Politécnica, o Instituto de Estudos Avançados e o Instituto de Relações Internacionais organizam o ciclo A Implantação de 5G no Brasil com o objetivo de oferecer à sociedade brasileira subsídios para a implementação desta nova tecnologia.

Esta iniciativa integra o Think Tank em Implantação de 5G no Brasil, um fórum permanente de discussão sobre a implantação da tecnologia de comunicações de quinta geração – 5G envolvendo a sociedade civil, o governo e a academia. No segundo encontro do ciclo serão discutidos os Aspectos Econômicos da Implantação de 5G no Brasil.

Estudos diversos preveem que a plenitude do benefício econômico das tecnologias 5G será alcançado em torno de 2035. A dimensão econômica global da velocidade desse benefício pleno é estimada pelo Fórum Econômico Mundial em 13,6 trilhões de dólares americanos.

Há, todavia, várias condicionantes associadas a essa promessa: a OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico), por exemplo, menciona que ” a extensão dos benefícios da 5G basicamente dependerá da velocidade de implantação da 5G, de quão rapidamente ela é adotada e da adaptação dos marcos regulatório e institucional a esses desenvolvimentos”.
Esta segunda mesa da série objetiva discutir o espectro amplo das implicações econômicas da 5G para o Brasil em um contexto de conectividade e ubiquidade, em vários cenários de implantação.

Debatedores:

Rubens Caetano Barbosa de Souza (MCTI)

José Eduardo Malta de Sá Brandão (IPEA)

Paulo R. Tavares – Accenture

Moderador:

Guilherme Ary Plonski (IEA-USP)

Transmissão

Acompanhe a transmissão do evento em iea.usp.br/aovivo

Inscrições

Evento público e gratuito | Com inscrição prévia

Apoio

Grupo de Análise da Conjuntura Internacional da USP

Fonte: http://www.iea.usp.br/eventos/5g-brasil-2

Veja também